sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Quais são as variáveis de um projeto?

Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis . As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. São eles o escopo, o tempo e o custo. Isto é conhecido também como "triângulo da gerência de projeto", onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Como comentado anteriormente, alguns profissionais entendem que a variável ´qualidade' está separada do escopo e o definem como sendo uma quarta variável.
A restrição do tempo influencia o prazo até o termino do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão freqüentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado, uma restrição apertada de tempo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido. A disciplina da gerência de projeto é sobre fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto (não apenas ao gerente de projeto) organizar seu trabalho para se encontrar com estas variáveis.

Tempo
O tempo requerido para terminar os componentes do projeto, é normalmente influenciado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante cortar o trabalho em diversas partes menores de modo que seja fácil definirmos condições de criticidade e de folga.

Custo
O Custo para desenvolver um projeto depende de diversas condições iniciais que possuímos para o desenvolvimento de cada projeto tais como: taxas labor, taxas materiais, gerência de risco, planta (edifícios, máquinas, etc.), equipamento, e lucro.

Escopo
São as exigências especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende realizar. Um componente principal do escopo é a qualidade do produto final. A quantidade de tempo pôs em tarefas individuais determina a qualidade total do projeto.
Categories:

1 comentários:

Marcus Machado disse...

Bom dia Camila,

Primeiro gostaria de parabenizar pelo Blog, bastante material interessante e uma ótima iniciativa!

Falando um pouco do post das variáveis do projeto, até a terceira edição do PMBOK realmente o escoto, tempo e custo eram tratados como a tripla restrição, porém existe uma visão mais ampla de que outros fatores podem influenciar no projeto, por isso na quarta edição do PMBOK não existe mais o termo tripla restrição.

Abraço!
Marcus Machado

obs: visite também meu blog!
http://gpsul.blogspot.com/