quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Gerenciar é preciso


Olá, caríssimo leitor do blog Gestão de Projetos. É com muita satisfação que venho, a partir de agora, compartilhar com você um pouco do meu conhecimento em projetos, incrementando a cada artigo, uma experiência nova que vai ajudá-lo a crescer profissionalmente neste meio tão promissor.

E começo partindo, literalmente, do principio da gestão de projetos. Para entender o que é um projeto, é preciso acreditar que ele é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto ou gerar um serviço, com o objetivo de atingir um resultado único. Sim, único! Nenhum projeto deve e pode ser igual ao outro. Cada um deles possui um objetivo em particular para atingir. 

E todo projeto precisa passar por um controle sistemático para que não perca a razão de ser. Da criação de um simples site até a construção de um prédio é preciso gerenciar os riscos, as falhas e os recursos. Diretores, e muito menos os clientes, não gostam de surpresas.

O gerenciamento promove a conquista de objetivos únicos dentro dos períodos pré-determinados de tempo e com limitações de recursos previstos. Assim, diminuímos as incertezas e atingimos a satisfação de seu cliente, seja ele interno ou externo. 

O Gerenciamento de Projetos, no meu ponto de vista, é quando você ou sua equipe aplicam os conhecimentos, as habilidades e técnicas na execução sistemática dos processos que levarão a efetividade do resultado. É uma competência estratégica que vai permitir que os planos das empresas se unam aos resultados que o projeto busca adquirir. 

Um dos grandes segredos da gestão de projeto é acreditar que ele, verdadeiramente, é eficiente. Gerenciar projetos é planejar e acompanhar a execução em todas as suas etapas, sempre se reportando ao planejamento inicial e aos objetivos para não perder o foco e o controle.

Mas é preciso lembrar que um projeto é constituído também por pessoas, o que faz com que tenhamos um cuidado redobrado para que elas se sintam bem e cresçam em torno dele. O próximo artigo vai falar exatamente disso. Vamos entender qual o papel de um time entrosado e consciente das suas responsabilidades perante o projeto.

1 comentários:

Ricardo Costa disse...

Penso que gerenciar um projeto é uma tarefa que envolve bem mais que uma pessoa que orienta a ordem das tarefas tem que ter um olhar além do horizonte,e ao mesmo tempo um olhar focado e analítico de tudo que envolve o projeto e as pessoas que envolvem tal projeto muito objetivo e instrutivo o artigo